Programa inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.
(This degree is lectured only in Portuguese)
O Mestrado em Gestão de Marketing é um programa inovador dedicado ao desenvolvimento das melhores competências avançadas na área da Gestão de Marketing, para te preparar para liderar o paradigma dos negócios através da criação de visões estratégicas de sucesso num ambiente empresarial em constante evolução.
Este Programa conta com um modelo de aprendizagem imersivo e inovador com forte ligação às empresas, abordando temas da atualidade e debatendo as novas tendências em Marketing e Gestão, através de uma abordagem prática e com atividades que envolvem desafios reais de empresas nacionais e internacionais, parcerias com grandes marcas, casos de estudo, workshops e seminários.
Os estudantes são estimulados desde o primeiro dia a trabalhar em grupo e a desenvolver capacidades estratégicas que serão fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e de liderança na área da Gestão de Marketing com foco na tomada de decisão empresarial.
O método de ensino do IPAM permitir que os estudantes experimentem, tomem decisões, trabalhem em grupo e apliquem o seu conhecimento em projetos empresariais reais. Grande parte destes projetos são apresentados pelas empresas parceiras que partilham problemas reais a serem solucionados de forma inovadora e criativa. No final dos desafios, os estudantes têm a oportunidade de apresentar e discutir as suas soluções diretamente às empresa. Cerca de 85% das unidades curriculares têm por base a resolução de projetos empresariais reais de empresas nacionais ou internacionais.
Os estudantes têm acesso a uma aprendizagem totalmente voltada para a simulação de situações reais, permitindo-lhes experienciar os desafios que um gestor de marketing enfrenta no seu dia-a-dia. Na Unidade Curricular Simulador de Gestão de Marketing, são debatidos em maior profundidade, os pontos essenciais de um plano de negócios e de uma boa estratégia de marketing. As decisões envolvem o planeamento de marketing, o lançamento de produtos, a segmentação e a comunicação da marca.
O estudante tem a possibilidade de interagir com alunos internacionais matriculados em outros cursos e com docentes e profissionais internacionais. Exemplo desta vivência é a International Week que permite aos estudantes participarem em seminários sobre tópicos atuais nas áreas de marketing e gestão, com docentes oriundos de diversos países da Europa. Outro exemplo são os eventos que ocorrem ao longo do ano letivo como palestras, workshops e seminários que podem envolver profissionais nacionais e internacionais.
As Unidades Curriculares utilizam uma abordagem centrada no consumidor e com foco na digitalização das empresas, incluindo aspetos relevantes como a sustentabilidade e a tecnologia. Os temas das mudanças e tendências de mercado são discutidas em maior profundidade na Unidade Curricular Novas Tendências em Marketing.
Os estudantes terão a possibilidade de participar em academic trips, visitando empresas, entidades ou organizações que estejam a ser trabalhadas no âmbito das UC’s. Terão também a oportunidade de participar em visitas a potenciais empresas de acolhimento de alunos para estágios curriculares, no sentido de trabalhar a empregabilidade dos alunos;
O Mestrado em Gestão de Marketing diferencia-se pela sua forte abordagem prática e estreita relação com o tecido empresarial. O conhecimento de Marketing é aplicado na resolução de problemas/desafios reais, trabalhados na maior parte das UCs, em parceria com empresas nacionais e internacionais.
Além dos conceitos e práticas de marketing este mestrado apresenta os aspetos fundamentais e estratégicos da gestão de empresas. Estes temas são discutidos nas Unidades Curriculares de Liderança e Negociação, Direito dos Negócios e Gestão de Projetos de Investimento.
Os estudantes interessados em mobilidade internacional contam com o suporte do Departamento Internacional que detém um leque de mais de 140 Parcerias de Mobilidade Internacional em Universidades de renome.
Pssibilidade de aceder à academia de investigação de marketing: seminários dedicados a metodologias de investigação (systematic literature review; métodos quantitativos; métodos qualitativos; (3º e 4º semestres).
Incentivo à participação em concursos universitários nacionais e internacionais, como L’Oreal Brandstorm, EDP University Challenge, Junior Achievement e Google Online Marketing Challenge.
Trata-se de uma oportunidade ímpar para colocar em prática, em contexto real, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
as últimas edições do Mestrado os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com instituições como: Fundação Oceano Azul, Starbucks, Havaianas, Leroy Merlin, McDonald’s, IKEA, Casa da Música, Porsche, Ambar, Centro Hospitalar do Porto, Douro Azul, SONAE MO, Aveleda, Farfetch, MDS Seguros, entre outras marcas de renome.
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Dissertação/ Trabalho de Projeto/Rel. de Estágio em Gestão de Marketing | 28 | 21 |
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos: