Sobre dinossauros, vírus e oportunidades

Bruno Borges, docente da Pós-Graduação em Marketing Digital, [https://www.ipam.pt/porto/cursos/posgraduacoes/marketing-digital-e-learning] publicou um artigo de opinião sobre as oportunidades criadas pelo Covid-19 para aqueles que melhor se adaptem às mudanças.
  • Notícias
  • Sobre dinossauros, vírus e oportunidades

Sobre dinossauros, vírus e oportunidades

8 abril 2020

Bruno Borges, docente da Pós-Graduação em Marketing Digital, [https://www.ipam.pt/porto/cursos/posgraduacoes/marketing-digital-e-learning] publicou um artigo de opinião sobre as oportunidades criadas pelo Covid-19 para aqueles que melhor se adaptem às mudanças.

Citando o artigo no Linkedin,

Pode o coronavírus causar um desequilíbrio tão grande e prolongado nos mercados quanto o meteoro causou na natureza há 65 milhões de anos? Diversos analistas já apostam que sim.

Num cenário em que essa perspectiva se torne real, as startups podem sair da toca como fizeram os pequenos mamíferos, aproveitar como eles a instabilidade enfrentada pelos dinossauros para crescer, se multiplicar e criar uma nova ordem econômica.

Startups são inovadoras por natureza, e inovação é requisito indispensável para sobreviver em um contexto de mudança radical. Elas possuem estruturas horizontalizadas, por isso são ágeis e podem se adaptar rápido, enquanto as lentas e jurássicas grandes empresas se movem lentamente nas suas tentativas de adaptação e, consequentemente, de sobreviência.

Assim como os pequenos mamíferos, as startups sempre estiveram à espreita no ecossistema. Brigando pela sobreviência dia após dia, a maioria passava completamente despercebida pelos grandes, e assim não eram tão ameaçadas por eles.

Assim que tiveram uma oportunidade, os mamíferos começaram a dominar o mundo. As startups poderão fazer o mesmo? Talvez dependa apenas de se antentarem para a oportunidade.

Leia o artigo completo aqui

IPAM apresenta formação pós-graduada para 2024
12 janeiro 2024
Ler mais
Estudo de Natal do IPAM com destaque em todas as televisões nacionais e nos principais meios de comunicação social portugueses
12 janeiro 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702