Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics
Programa que aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
(This programme is lectured only in Portuguese)
O marketing orientado a dados tornou-se vital para a criação de valor do marketing e das organizações. Perceber e prever o comportamento dos mercados, consumidores e clientes são funções fundamentais nas funções de marketing. A Pós-Graduação em Marketing Research, Intelligence and Analytics, organizada pela mais antiga e credível instituição de ensino de Marketing, pretende de uma forma transversal e prática fornecer modelos conceptuais de resposta aos principais desafios dos profissionais de marketing: como posso ser mais eficiente; como perceber o mercado e os meus clientes e como prever o seu comportamento. Tendo sempre em vista a boa governação e gestão dos dados de marketing.
Para que se possa ter esta visão, é necessário abordar, de forma integrada, diferentes áreas como o Marketing Research, Business Intelligencee a componente Analítica.
Neste programa serão apresentados e explorados os modelos, técnicas e métodos que podem ser utilizados para retirar o máximo benefício dos dados, gerando conhecimento com valor para a decisão no Marketing.
Aprofunda o tema do uso de dados para orientar as estratégias de marketing com foco em três grandes eixos: Marketing Research, Intelligence e Visualization, e Analytics.
Potencia a aplicabilidade prática dos conceitos adquiridos às situações reais das organizações e permite o desenvolvimento de uma rede de contactos exclusiva.
Conta com um corpo docente composto por reputados profissionais da área, aliando a excelência académica ao conhecimento profundo da realidade empresarial.
Apresenta temáticas atuais fundamentais para a área de pesquisa e inteligência de mercado como tendências do consumidor, ética e privacidade.
Apresenta diversas ferramentas de Business Intelligence e Analytics que podem ser aplicadas na gestão de marketing.
Escola de referência no marketing, líder em Portugal, com 38 anos de conhecimento e experiência acumulada.
Proporciona uma visão ampla da tomada de decisão de marketing orientada por dados.
Permite o desenvolvimento de competências teórico-práticas alicerçadas na realidade empresarial.
Os conteúdos programáticos assentam nas dimensões estratégicas e operacionais da área.
Aborda e discute as métricas e sua relevância para a performance em marketing.
Apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a área de Business Intelligence e Analytics
Proporcionar a reflexão sobre a governação de dados, as questões éticas e a privacidade.
Desenvolver um olhar inovador e aplicado com relação ao marketing orientado por dados.
Desenvolver competências aplicadas ao marketing research.
UNIDADE CURRICULAR | DOCENTE | ECTS |
---|---|---|
1º Módulo | Marketing Research & Design | Catarina Domingos | 5 |
2º Módulo | Applied Projects in Customer Insights | Fernando Santos | 2,5 |
3º Módulo | Seminário | - | 0,5 |
4º Módulo | Introdução Marketing Data Driven | Fernando Santos | 1,5 |
5º Módulo | Governação de dados, qualidade e riscos | Jorge Xavier | 1,5 |
6º Módulo | Métricas e Performance | Miriam Salomão | 2,5 |
7º Módulo | From BI to Data Visualization: hands on Microsoft Power BI | Miguel Caldas | 4 |
8º Módulo | Seminário | - | 0,5 |
9º Módulo | Laboratório de Marketing Analytics | - | 4 |
10º Módulo | Inteligência Artificial em Marketing | Diana Falcão | 2,5 |
11º Módulo | Seminário | - | 0,5 |
12º Módulo | Tendência do Consumidor | Mafalda Ferreira | 1 |
13º Módulo | Mundo e Pensamento Global | Luis Vaz Santos | 1 |
14º Módulo | Ética e Privacidade | Luis Vaz Santos | 1 |
15º Módulo | Estudo de Caso | Luís Bettencourt Moniz | 2 |
Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.
Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.